Skip to content

Diminuindo tempo de boot Ubuntu 9.10 Alpha 4

Olá,

Como você deve saber nos últimos tempos, estou meio que "viciado" em tentar diminuir o tempo de boot do ubuntu. Estou usando uma versão Alpha e não pretendia tentar diminuir o tempo de boot do mesmo visto que não é uma versão final e muitas coisas provavelmente ainda vão mudar. Instalei o bootchar por curiosidade assim que havia instalado o ubuntu e me surpreendi. Obtive um boot de 1:17. Então pensei, minha tese foi confirmada, 1:17é muito e muitas coisas vão mudar. (Para instalar o bootchar $ sudo apt-get install bootchart )

Imagem do bootChart do Ubuntu Alpha 4 logo após instalação:
x-warrior-desktop-karmic-20090817-1

Passado alguns dias, a demora para iniciar o sistema começou a me dar nos nervos então fui tentar novamente diminuir o tempo do boot. (fique tranquilo, eu provavelmente irei fazer isso em muitas versões ainda.). Minha primeira idéia foi alterar as mesmas coisas que alterei no Ubuntu 9.04 (diminuindo o tempo de boot)

Instalei o "bum" com $ sudo apt-get install bum após isso executei o mesmo como root. $ sudo bum

Verifiquei o que estava por default habilitado, e pesquisei um pouco sobre o que eram as coisas. Resolvi remover algumas:
- cups
- bluetooth
- cron
- laptop-mode
- pppd-dns
- usplash
- anacron
- dns-clean
- acpid
- avahi-daemon
- atd
- saned
- acpi-support

Após reiniciado o sistema se não me engano consegui um boot de 22s (não estou achando o gráfico do bootchart). Achei estranho, provavelmente existe algo nesta versão alpha que está consumindo bastante tempo durante o boot para ter uma diferença tão significativa. (Na versão Alpha 5, pretendo desabilitar as coisas passo a passo e ver quanto cada uma influencia, mantenho você informado, fica tranquilo). Mesmo assim eu queria mais, durante o boot pressionei ESC, pressionei 'E' para editar o primeiro item do menu. Na linha:

linux /boot/vmlinuz-2.6.31-5-generic root=UUID=8a1b029e-5ac9-45f5-9025-d537f57dbc95 ro quiet splash
adicionei a palavra "profile" e em seguida ctrl+x para um boot normal. Isto irá criar um profile do seu sistema tornando o seu boot mais rápido. (A primeira vez ficará mais lerdo mas as seguintes mais rápido.). Com isso, consegui um boot de 20s. Bom, as coisas estão bem melhores! Mas uma coisa que percebi é que a tela bonitinha de "loading" permanecia. Não me recordava como remover isso, então olhei para linha:

linux /boot/vmlinuz-2.6.31-5-generic root=UUID=8a1b029e-5ac9-45f5-9025-d537f57dbc95 ro quiet splash

e me lembrei que era o splash que fazia isso. Removi o mesmo no arquivo grub.cfg editei o mesmo com o seguinte comando:

$ sudo vi /boot/grub/grub.cfg

(Sim, os arquivos mudaram, estamos utilizando a grub 2 atualmente). Procurei a linha mencionada acima e removi o splash.

Após isso o resultado foram surpreendentes 17 segundos.

Imagem do bootchar de 17 segundos:
x-warrior-desktop-karmic-20090827-3

Pensando mais um pouco lembrei do boot concorrente. Por que não testar o mesmo? Não via problemas em testa-lo, já testei outras vezes sem mudar os run-levelm e obtive algumas melhoras. Então acessei "rc"
$ sudo vi /etc/init.d/rc

Alterei a linha
CONCURRENCY=none
para
CONCURRENCY=shell

Salvei e vamos reiniciar. Consegui reduzir o tempo para 16 segundos. Isso me surpreendeu bastante para uma versão Alpha, mas não vou ficar tão animado, quem sabe a versão final fique um pouco mais lerda.

Bootchar Ubuntu 9.10 Alpha 4, com correncia e remoção de alguns programas.
x-warrior-desktop-karmic-20090827-4

Espero que isso de algumas idéias a você,
Matheus

PS: Eu sei que o conteudo é bem semelhante ao do post do Ubuntu 9.04 porém acho interessante publicar o que aconteceu comigo para que você saiba que mesmo nessa versão os mesmos procedimentos estão funcionando.

PS2: Na versão Alpha 5, Beta, RC... pretendo fazer um passo a passo e verificar quanto tempo a menos conseguimos removendo cada programa.

Published inLinuxUbuntu

3 Comments

  1. Thiago Emanoel Thiago Emanoel

    Cara, não consigo leitura no arquivo:

    /boot/grub/grub.cfg

    uma ajuda??

  2. Provavelmente sua instalação não está com a grub 2, se não me engano o arquivo das versões anteriores é /boot/grub/menu.lst

  3. cara o biglinux.com.br(baseado no ubuntu) ta precisando de vc.porfa da uma ajudinha a galera do forum,e uma ajudinha para o bigbruno

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.