Skip to content

Exercicio 2 – Sistemas Operacionais II – INE5424 – UFSC

Trabalho 2 - EPOS
Implementação de Idle-waiting

    A implementação do exercicio 2, consiste em alteração da classe Syncronizer, onde na versão inicial a mesma utiliza yield gerando uma carga desnecessária para o processador. A alteração deve ser semelhante a realizada no exercicio um, fazendo com que não seja gasto recursos sem necessidade.
    Durante as discussões sobre a implementação imaginamos uma nova váriavel dentro de cada Thread para monitorar se a mesma está em uma estrutura como Semaphoro, Mutex ou váriavel condicional. Assim sendo possivel a verificação se está ou não, permitindo que nós façamos as devidas verificações para que o método resume e suspend não possam ser chamados quando a mesma estivesse esperando. Após algum tempo discutindo e analise dos códigos foi imaginada uma abordagem que em vez de criar uma váriavel nova para cada Thread seria necessário simplesmente a criação de um novo estado, denominado por nós de WAITING. Junto a isso foi criada uma fila para cada "Synchronizer", que possui os processos que estão esperando para serem acordados. Os métodos que acordam os outros processos (wakeup e wakeup_all) foram implementados de forma não bloqueante, ou seja, as threads acordadas são apenas colocadas na fila "_ready", sem troca imediata de contexto.
    Outras alterações também foram realizadas nos arquivos synchronizer.h, thread.cc, condition.h e semaphore.h, para que os mesmos funcionem corretamente com o novo estado WAITING. Por exemplo, no arquivo Thread.cc as implementações de Join, Resume e exit foram alteradas para a utilização deste novo estado, neste arquivo também foram criados novos métodos denominados sleep e wakeup. Que basicamente tratam a parte de colocar para dormir e botar neste novo estado e também na fila do "Synchronizer". As devidas alterações foram realizadas nos demais arquivos, para que os mesmos funcionem com o novo estado WAITING.
    Também implementamos o busy waiting no "Synchronizer", para o usuário poder escolher entre busy e idle waiting alterando uma variável booleana.

Arquivos Modificados:
synchronizer
condition.h
semaphore
thread

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.