Skip to content

Exercicio 3 – Sistemas Operacionais II – INE5424 – UFSC

Trabalho 3 - EPOS
System Object Destruction

    No exercício três deviamos implementar o controle de destrução de objetos, o qual não deve corromper o sistema e também deve estar de acordo com a semântica da linguagem de programação.
    A implementação adotada funciona da seguinte maneira: na class Thread foi adicionado um campo _container, nele é guardada a fila em que a Thread se encontra no momento. Os métodos desta classe foram alterados para que a consistência do campo _container seja mantida. No método join, por exemplo, o campo _container é atualizado com o endereço da fila _waiting_for_me do objeto em que se da join.
    Quando uma thread entra para o estado RUNNING o seu campo container não é atualizado, já que caso o mesmo seja deletado (ou auto-deletado), ele tentará se remover de uma fila em que não está, não causando mais problemas.
    Quando uma thread que possui elementos na sua fila _waiting_for_me é deletada, ela não acorda aquelas que a estão esperando, entrando em uma situação de deadlock. Nosso sistema, por conseguir detectar essa situação facilmente, gera um aviso. Porém, caso a Thread que tente se dar join já tiver sido destruída e removida da memória, a thread em execução trava, como nosso sistema não consegue detectar esse erro ele não é informado.
    Quando um objeto que extende a classe Synchronizer é deletado, seu destrutor chama wakeup_all, fazendo com que todos as threads que estiverem travadas nele continuem a execução.

Arquivos Modificados:
Thread.h
Thread.cc
Sycronizer.h

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.