Skip to content

Voltando ao Gnome Classic no Ubuntu 11.10

Boa noite!

Como grande maioria deve saber, hoje aconteceu o lançamento do novo Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot. Instalei o mesmo e na hora de logar, procurei o Gnome Classic e não encontrei. Então me lembrei que algum tempo atrás me falaram que o mesmo não estaria mais lá por padrão. Mas então como voltar?

Utilize:
$ sudo apt-get install gnome-session-fallback

Faça logout. Na engrenagem ao lado do seu nome selecione Gnome Classic.

E entre no seu sistema!

Abraços,
Matheus

Published inUbuntu

19 Comments

  1. Flaneur Flaneur

    Fiz o upgrade. Usei a dica e funcionou. Mas meu nautilus tá dando pane. Eu abro ele e quando clico numa pasta ele fecha completamente. aff. Devia ter esperado mais um pouquinho, tava tudo perfeitinho....
    Obrigado pela dica...

  2. roy roy

    fantastic, thanks
    even better how can we automatically log in to classic?

  3. Eu não entendo porque os caras insistem nesta cópia barata de MAC-OS-X. Não sou macmaníaco e digo que ser um bom SO, não significa que seu gerenciador de janelas é ágil. Sinceramente, eu nem sei onde configuro a proteção de tela no Unity. A Cannonical não poderia ter feito isso sem ter certeza que o desempenho iria ser o mesmo, mas não é. Tenho 1,5 gigas de RAM e vários ícones de atalho da barra superior, já deu para imaginar como ficou depois né?

  4. Instalei o pacote acima informado e acabei de entrar no Ubuntu Classic(No effects) e vou dizendo logo que “nada do que foi será denovo do jeito que já foi um dia”. Preparem-se para ver o relógio no meio da barra e não ser possível colocar nenhum ícone no meio dela. Tenho a seguinte opnião sobre o Unity, no dia em que o Debian vier com Gnome3 por padrão, aí sim teremos algo estável. No meu notebook eu já uso o Debian há 1 ano e agora vou o trocar o Ubuntu do desktop também. O Debian é crú, seco, não reconhece todos os drivers de vez, mas pelo menos não me deixa preso numa interface beta sem poder de escolha. Ainda existe o Xubuntu?

  5. Jerônimo Jerônimo

    Acho que esse deve ser o tema mais pesquisado nos últimos dias... Como faço para voltar a usar o Gnome.

    Por isso acabei optando pelo Kubuntu com o KDE já quando foi lançado o 11.04 e que ficou definido que no 11.10 não teria a opção com Gnome. Olha, não me arrependo de ter trocado! O KDE achei mais estável e com muito mais recursos do que o Gnome. Até tentei usar um tempo o Unity, mas achei confuso e muito pouco produtivo pra quem está acostumado a ter muitas janelas abertas em várias áreas de trabalho... O Kubuntu está me atendendo 100%.

  6. Amigos,
    Se estiverem cansados de configurar um sistema por um longo período e, depois de seis meses, verem todo esse esforço jogado no lixo para terem de usar um SO que sempre está instável só pra dizer que trazem os softwares mais recentes (e nunca estáveis), voltem para o Debian.
    Ele não é assim tão cru quanto dizem, ele somente é prático e libera o usuário a modificar o que desejarem. Você terá a garantia de sempre usar aplicativos estáveis por um período mínimo de dois anos e, no momento de atualizar o sistema, você não precisa reformatar seu hd só para fazer isso e sem problema de instalação.
    Desejam conhecer um pouco mais sobre o Debian, então visitem o Debian Maníaco (http://debianmaniaco.blogspot.com).

  7. Edilson Souza Edilson Souza

    Fiz uma grande besteira em atualizar o meu ubuntu 11.04. Essa para mim foi o fim da picada. Agora estou migrando para o debian. Fiz um teste com o Mintlinux sobre debian, e ele esta muito bom.

  8. Na boa.. ubuntu cagou no pau com essa ideia do Unity. :S

  9. Marlon Marlon

    Fui pro Linux Mint ! no netbook impossivel usar este Unity..

  10. jcprri jcprri

    Atualizei para o 11.10 faz umas três horas e já estou com vontade de chutar o ubuntu de vez, e tudo por causa desta porcaria chamada unity!

    Não é concebível que tenham feito uma estupidez deste tamanho, e justamente com o ubuntu!

    Pra mim é óbvio que ALGUEM deve estar ganhando MUITO DINHEIRO pra estragar uma distribuição desse jeito porque, se não foi SABOTAGEM, então alguém é BURRO DEMAIS pra distribuir uma ME*DA dessas e ainda achar que os usuários vão gostar.

  11. Flaneur,

    🙁

    Roy,

    When you choose it the first time, it will become the default one.

    Paulada,

    Concordo com a sua frase, mas com a esperança de que volte!

    Jeronimo,

    Gostei da idéia quem sabe eu volto a usar o Kubuntu.

    Demais leitores,

    Bom receber o comentários de todos, também não estou muito feliz com as mudanças... mas é isso ai...

    Voltem sempre!

  12. Carlos Henrique Carlos Henrique

    Detestei esse unity. QUEREMOS UTILIZAR O UBUNTU CLÁSSICO QUE ERA BOM DEMAAAAAAAAAAAAAAAIS!

  13. Elemar Elemar

    Por isso uso Lucid ainda Gnome 2 esta muito estavel para ser descartado ainda... Gostei muito Gnome 3 Shell mas o Gnome 2 ainda é meu default desktop... E só vou mudar quando o Gnome3 estiver bem preparado na proximo LTS do Ubuntu... E se não vier o Gonome 3 no proximo Ubuntu então vou migrar para o Kubuntu,prefiro o KDE do que Unity, mas meu Gnome não sai do pc, Unity é lerdo e o kde continua Bugs e mais bugs fica fechando o ambiente sozinho,nem o kde 3 fazia isso e olha que esta na verção 4.7 e ainda não chegou na altura do KDE 3.5 Tomara que a versão do gnome 3 não siga o mesmo exemplo do KDE.

  14. http://www.linuxmint.com/rel_lisa_whatsnew.php
    comentando o texto da matéria acima:

    vejo que vai custar muito caro a canocial (em minusculo mesmo) essa estupides, essa falta total de consideração com aqueles que colocaram o ubuntu onde esta hoje, acompanho a versão desde de seus primeiros números, e agora me é roubado o direito de usar a interface que tanto gosto, isso é um abuso e dos piores!

    É claro que tem muitas receitas de como voltar ao classico, mas nenhuma deixa tão bom como era o original.
    depois de uma semana passando MUITA RAIVA E FRUSTRAÇÂO, joguei fora o cd do 11.10, e voltei pro 10.4 que continu9o usando ATÈ ENCONTRAR OUTRA OPÇÃO, porque isso que a canocial fez é imperdoável.
    Existe o Kubuntu, mas de novo, porque que eu sou obrigado a mudar da interface que eu já estou acostumado e gosto, independente de qual quer que seja? No caso estou há anos com ubuntu e gnome.

    Lembro que o MAMBO era o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo, e os mantenedores se descuidaram e veio o JOOMLA, que engoliu o mambo, da mesmo forma o OPENOffice era muito bom até qeu ocorreu o mesmo, e veio o LIBREOffice que também já engoliu o OPENOffice.

    A história é clara, como está hoje (26/12/2011) a canocial matou o ubuntu e é sé esperar pra ver qual será a distribuição, normalmente um fork da própria distribuição, que ira "engolir" o ubuntu.
    Estou baixando o Linux Mint, quem sabe....

  15. Danielle Danielle

    Legal... Funcionou legal.
    Obrigada!

  16. Utilizo o ubuntu 11.10 com o xfce4 e esta tudo muito bom e funcionando corretamente , ja se tivesse permanecido com a versao padrao é um lixo, instalem o xfce4 e terao um sistema perfeito com o bom e velho ubuntu de sempre.
    Concordo com o jcprri, que citou que alguem esta ganhando muito dinheiro com isso e tambem que isso é uma sabotagem do sistema ubuntu, querem é acabar com a qualidade do software livre.
    Conhecimento liberta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.