Skip to content

Lei que quer “proteger” os direitos autorais na internet bloqueando sites.

Boa noite,

Novamente estão tentando criar uma lei com foco na proteção da propriedade intelectual na internet. O novo projeto de lei PL 3336/2012 criada por Walter Feldman propõe que o Registro.BR possua um mecanismo para denuncias de infrações de direitos autorais na internet, que o mesmo seja responsável pela analise e caso constate que existam realmente infrações, que ele contate provedores nacionais para bloqueio do site.

Mais especificamente, o Registro.BR seria responsável por receber denuncias e constatado as infrações o mesmo notificaria os provedores de acesso a internet e os mesmos tem até 5 dias para realizar o bloqueio dos mesmos. Caso contrário receberão multas. No caso de sites hospedados no Brasil o fechamento dos mesmos também é possivel.

Já sites de propaganda e buscas também serão afetados, o Registro.BR também os notificará e obrigara que os mesmos tirem os sites que infrigem dos seus resultados.

Os provedores em certas circunstancias (pelo que entendi) deverão mostrar uma página informando que o site que está sendo acessado infringiu tais leis e por isso teve seu acesso bloqueado.

Analisando por um lado a razão da lei pode parecer nobre, mas como sempre, leis como essa abrem espaços para "censura" na internet. Sem contar que diversos sites que fornecem conteudo legal e também ilegal (já que seu conteudo vem dos usuarios) teria seu acesso bloqueado. Limitando assim conteudos uteis ao povo.

A internet nasceu livre e deve permanecer livre. Seria esta o SOPA Brasileiro?

Matheus

PS: Sou leigo com relação a leis e posso ter interpretado erroneamente o projeto de lei, porém acredito que não

Fontes:
http://tecnoblog.net/93557/projeto-lei-sopa-brasil/
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=535988

Published inUncategorized

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.